sexta-feira, 26 de março de 2010

As concequencias da Ri nos dias de hoje!

Após o estudo da Revolução Industrial buscamos saber as suas conseqüências e efeitos nos dias atuais.

Partindo de uma sociedade em que o homem aceitava o seu lugar atribuindo seu nascimento à uma forte crença no divino, passamos a uma sociedade moderna, onde o homem acredita nas suas potencialidades, na da ciência e na da técnica,e que o seu destino esta nas próprias mãos. Era a Revolução Industrial que durante o seu processo a máquina foi suplantando o trabalho do homem, exigindo a especialização dos mesmos para lidar com o maquinário nas empresas. A nova relação entre o capital e o trabalho havia se imposto, o que se tornava mais forte a cada dia, incentivando o consumo. Também, na mesma época, evidenciou-se a cultura de massa. Essa produzida para a população em geral e veiculada aos meios de massa, que surgiram no século XX , ofuscando os outros tipos de cultura anteriores. Foi nessa época que o capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente, vivenciado até hoje em quase todos os países do mundo.

Devido ao forte início das mudanças, da industrialização, nota-se um evidente êxodo rural, que com um fluxo repentino de pessoas do campo para a cidade,não encontraram as mínimas condições de recebê-las, já que as cidades não estavam preparadas. Não existia um planejamento urbano e as pessoas passavam por graves problemas de alojamento e de higiene. Acarretaram sérios problemas de saúde. Decaindo a qualidade de vida da população, iniciando a formação de grandes subúrbios.

Assim, iniciaram as lutas sociais em defesa dos direitos humanos contra a crescente valorização da máquina, e a precariedade das condições vividas pelas sociedades rurais que evoluíram para uma sociedade urbana, com salários baixos, exploração da mão-de-obra e desemprego. E até hoje em países em desenvolvimento, desenvolvidos, o desemprego é vivenciado. Uma vez que os empregos repetitivos e desqualificados foram substituídos por máquinas e robôs. E o foco, são pessoas qualificadas para assumir papeis que exerçam múltiplas capacidades e desempenhem criatividade.

Vale ressaltar a divisão do trabalho e a produção em série. Evidentemente, são refletidos nas empresas hoje. Com a divisão do trabalho, metas estipuladas, incentivos trabalhistas propiciam uma maior qualidade nos serviços exercidos.

No momento da RI muitos aspectos foram estudados e trabalhados, até mesmo entre Taylor e Ford. Entre eles a análise do trabalho, a padronização das ferramentas, a seleção e treinamento dos colaboradores, planejamento, pagamento por produção (comissão), cooperação entre as gerências e os operários. Tudo isso é utilizado nos dias atuais a fim de conseguir bons resultados. Entretanto, há uma maior preocupação com a responsabilidade ambiental. A Revolução Industrial está em todos os lugares pois é uma constante evolução globalizada.

Feito por:
Murilo Campos - RA: 5114379
Eduardo Cartafina - RA: 5114320
Lucas Ranuzi - RA: 5115327
Kathrein Fabris - RA: 5112975
Junior Mendes - RA: 5113667
Curso de Administração de Empresas 1° período - Teorias da Administração Prof. Daniel Angoti
Uniube - Fevereiro/Março 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário